São três os Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Confirmação (Crisma) e Eucaristia.


O Batismo é dom gratuito de Deus oferecido aos seus eleitos de forma espontânea. Configura a pessoa a Jesus Cristo, tornando-a cristã,  filha de Deus e membro da Igreja.
A Confirmação reconhece que o cristão é maduro na fé a ponto de a sua vida ser um testemunho de Cristo, servo do Pai. Pelo óleo do santo Crisma, o cristão recebe em plenitude os dons do Espírito Santo. Não é confirmação do Batismo, mas sacramento da maturidade cristã.
A Eucaristia é o alimento na jornada da pessoa cristã. Quem se alimenta do Corpo e Sangue de Cristo caminha fortalecido na fé, na esperança e no amor.

Para recebê-los conscientemente, faz-se necessária a devida preparação espiritual, através da catequese.

- A Catequese própria

De acordo com as condições de cada pessoa que pretende se iniciar ou completar sua iniciação cristã  a partir dos Sacramentos, e as possibilidades do que cada Comunidade pode oferecer, para cada etapa da vida existe uma forma de catequese.

- Crianças e Adolescentes

Crianças a partir de 5 anos podem ser acolhidas na iniciação básica ou Pré-Catequese.

Crianças a partir de 9 anos podem ser acolhidas na primeira fase da Catequese de Iniciação à Vida Cristã.

Adolescentes a partir de 13 anos devem participar da Perseverança ou outra forma de associação (Infância e Adolescência Missionária, Mini-Jufra, etc) até a idade da Catequese de Jovens e Adultos, o Catecumenato.

 

- Jovens e Adultos

    Jovens a partir de 17 anos e adultos até 80 anos, são acolhidos no Catecumenato, caminhada composta de várias etapas, sendo a inicial denominada de Pré-catecumenato, período em que jovens e adultos são conduzidos ao primeiro contato com Jesus Cristo e sua Igreja, acompanhado por uma pessoa indicada pela Comunidade, que também irá conhecer a história,  nome, aspirações e condições atuais de vida e da família dos candidatos.
    Entre o pré-catecumenato e o catecumenato propriamente dito, acontece uma celebração muito importante: a Entrada no Catecumento. Para passar de uma etapa a outra, a pessoa deve dar sinais de conversão, de oração pessoal e abertura à vida comunitária na adesão a Jesus Cristo
    Ao longo do Catecumenato, a pessoa conviverá com os irmãos, desenvolvendo hábitos e costumes cristãos e compreendendo o valor dos sacramentos e da vida para quem segue Jesus Cristo em comunidade.

- Considerações gerais

- Liberdade – Diante da realidade da nossa região, a Igreja oferece algumas opções para que cada catequizando e sua família escolham os meios para cumprir todos os preceitos e requisitos necessários à sua preparação, de modo que no momento próprio as pessoas responsáveis possam indicar seus nomes como eleitos a receberem os sacramentos, por já terem demonstrado maturidade para iniciar a Vida Cristã.
- Padrinhos e madrinhas – pessoas cujo perfil contemple a consciência do seu papel, idade coerente com a missão (faixa sugerida: 25 a 75 anos), participação em comunidade católica e que tenham recebido os sacramentos de iniciação cristã. Deverão acompanhar os candidatos a partir de sua inclusão como catecúmenos e não só a partir da Celebração dos Sacramentos. Não devem ser parentes ou catequistas. É bom que os padrinhos do Batismo sejam também da Crisma.
- Catequistas – pessoas escolhidas e formadas pela paróquia, representam apoio definitivo na caminhada e assim devem ser reconhecidos e respeitados, não devendo ser alvo de preferências ou recusas por parte de candidatos ou de suas famílias ou grupos.
- Introdutores – irmãos indicados pela igreja, com a qual o candidato deverá contar,  já nos primeiros encontros, para esclarecer  dúvidas, fazer  orações, confiar sua história e receber os ensinamentos básicos sobre Jesus Cristo,  a Igreja e a fé.  É o catecumeno que deve se interessar em manter os encontros regularmente.
- Assiduidade e compromisso – itens indispensáveis para a realização de uma boa trajetória do seguimento de Jesus e que exigem uma séria organização do tempo e das ocupações dos catequizandos e de seus familiares, de forma que possam participar ativamente dos momentos previstos, tais como: encontros, celebrações, retiros, cofraternizações, visitas e outros.
Além dos encontros semanais e a participação na Santa Missa dominical e dias santos, espera-se boa participação nos retiros e demais encontros da caminhada.
Independente da idade dos destinatários, a Catequese não segue o calendário do ano letivo (escolar) mas uma proposta de crescimento e amadurecimento na fé. Assim são experiências importantes a participação nos exercícios quaresmais comunitários, Tríduo Pascal, Advento e Tempo do Natal.

- Condições favoráveis

- Idade
- Condições físicas e mentais
- Moradia
- Papel estável na família
- Zelo pela própria vida
- Relacionamento de conjugê (jovens e adultos)
- Capacidade de assumir Jesus Cristo como único salvador
- Vida pessoal e matrimonial regular
 

Sacramentos da Igreja Cristã

O conhecimento humano começa pelos sentidos e, para chegar a conhecer as coisas que os ultrapassam, temos de utilizar imagens, símbolos ou comparações, que desvelam um pouco o desconhecido. Deus procedeu conosco do mesmo modo, instituindo os sinais sensíveis que chamamos de sacramentos, para expressar as realidades sobrenaturais da graça. Mas a onipotência divina faz mais do que nós podemos fazer. Deus concedeu a estes sinais sensíveis SIGNIFICAR e PRODUZIR a graça. Para entender melhor o efeito dos sacramentos podemos compara-los com a vida natural, vendo que na ordem da graça:

  • nascemos para a vida sobrenatural pelo Batismo,
  • nos fortalecemos pela Confirmação,
  • mantemos a vida com o alimento da Eucaristia,
  • se perdemos a vida da graça pelo pecado, a recuperamos pela Penitência,
  • e com a Unção dos Enfermos nos preparamos para a viagem que acabará no céu.
    Para socorrer as necessidades da Igreja como sociedade, temos o sacramento da:
  • Ordem sacerdotal, que institui os ministros da Igreja,
  • Matrimônio, que com os filhos perpetua a sociedade humana e faz crescer a Igreja quando estes são regenerados pelo batismo.

IDÉIAS PRINCIPAIS:

1. O que são os sacramentos

Os sacramentos são sinais sensíveis e eficazes da graça, instituídos por Jesus Cristo e confiados à Igreja, através dos quais nos é dispensada a vida divina. Sinal sensível é uma coisa conhecida que manifesta outra menos conhecida; se vejo fumaça, descubro que existe fogo. Mas dizemos também sinal eficaz porque o sacramento não só significa, mas que produz a graça (a fumaça só significa fogo, mas não o produz).

2. O porque da instituição dos sacramentos

Podemos nos perguntar por que Cristo quis fazer assim as coisas. Ele pode comunicar a graça diretamente, sem recorrer a nenhum meio sensível, ainda que tenha querido acomodar-se a nossa maneira de ser, dando-nos os dons divinos por meio de realidades materiais que usamos, para que fosse mais fácil para nós consegui-los. No batismo, por exemplo, assim como a água purifica naturalmente, o sacramento purifica: o sacramento lava e limpa sobrenaturalmente a alma, tirando o pecado original e qualquer outro pecado que possa existir, mediante a infusão da graça. Esta foi a pedagogia de Cristo durante sua vida pública, servindo-se de coisas naturais, de ações externas e de palavras. Tocou com sua mão o leproso e lhe disse; "Quero, fica limpo" (Mateus 8,3); untou com barro os olhos do cego de nascimento e ele recuperou a vista (cf. João 9,6-7); para comunicar aos Apóstolos o poder de perdoar os pecados, soprou sobre eles e pronunciou umas palavras (cf. João 20,22). Assim como a Santíssima Humanidade de Cristo é o instrumento único à Divindade de que se serve o Verbo para realizar a Redenção da humanidade, assim as coisas ou ações dos sacramentos são os instrumentos separados pelos quais Deus nos santifica, acomodando-se a nossa maneira de ser e de entender.

3. Jesus Cristo instituiu os sete sacramentos

Todos os sacramentos foram instituídos por Jesus Cristo -que é o autor da graça e pode comunica-la por meio de sinais sensíveis- e eles são sete: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio. Nos sete sacramentos estão atendidas todas as necessidades da vida sobrenatural do cristão.

4. Os sacramentos da Igreja

Cristo confiou os sacramentos a sua Igreja, e podemos dizer que são "da Igreja" em um duplo sentido: a Igreja faz ou administra ou celebra os sacramentos, e os sacramentos constroem a Igreja (o batismo gera novos filhos da Igreja, etc..). Existem, pois, por ela e para ela.

5. Os sacramentos da fé

Os sacramentos estão ordenados à santificação dos homens, à edificação do Corpo de Cristo e, em definitivo, a dar culto a Deus, mas como sinais, tem também uma finalidade instrutiva. Não só supõem a fé, também a fortalecem, a alimentam e a expressam com palavras e ações; por isso são chamados sacramentos da fé.

6. Efeitos dos sacramentos

Os sacramentos, se são recebidos com as disposições requeridas, produzem como fruto:

  • Graça santificante. Os sacramentos dão ou aumentam a graça santificante. O batismo e a penitência dão a graça; os outros cinco aumentam a graça santificante e só se devem recebe-los estando na graça de Deus. Aquele que os recebe em pecado mortal comete pecado de sacrilégio.
  • Graça sacramental. Além da graça santificante que concedem os sacramentos, cada um outorga algo especial que chamamos graça sacramental. É um direito de receber de Deus, no momento oportuno, a ajuda necessária para cumprir as obrigações contraídas ao receber aquele sacramento. Assim, o batismo dá a graça especial para viver como bons filhos de Deus; a confirmação concede a força e o valor para confessar e defender a fé até a morte, se for preciso; o matrimonio, para que os cônjuges sejam bons esposos e eduquem de forma cristã os filhos; etc..
  • Caráter. O batismo, confirmação e ordem sacerdotal concedem, além disso, o caráter, que é um sinal espiritual e indelével que confere uma peculiar participação no sacerdócio de Cristo. Por isso, estes sacramentos só se recebem uma única vez.

7. De que se compõe um sacramento

Um sacramento se compõe de matéria, forma e o ministro que o realiza com a intenção de fazer o que faz a Igreja.

  • A matéria é a realidade ou ação sensível, como a água natural no batismo, os atos do penitente na confissão (contrição, confissão e satisfação).
  • A forma são as palavras que, ao faze-lo, se pronunciam.
  • O ministro é a pessoa que faz ou administra o sacramento.

8. Diversidade de sacramentos

Seguindo a analogia entre vida natural e etapas da vida sobrenatural, podem-se distinguir nos sacramentos, três grupos distintos:

a) Sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Confirmação e Eucaristia, que põem os fundamentos da vida cristã e comunicam a vida nova em Cristo;

b) Sacramentos de cura: Penitência e Unção dos Enfermos, que curam o pecado e as feridas da nossa debilidade;

c) Sacramentos a serviço da comunidade: Ordem sacerdotal e Matrimônio, estabelecidos para socorrer as necessidades da comunidade cristã e da sociedade humana.

Os sacramentos formam um organismo no qual cada um deles tem sua função vital. A Eucaristia ocupa um lugar único, enquanto "sacramento dos sacramentos". Podemos dizer com Santo Tomás de Aquino que "todos os outros sacramentos estão ordenados para a Eucaristia como seu fim".

9. Os sacramentos são necessários para a salvação

Os sacramentos não só são importantes, mas necessários, se queremos viver a vida cristã e aumenta-la em nós. São como os canais que conduzem a água, e, neste caso, trazem para a nossa alma a graça da redenção de Cristo na cruz. E são necessárias também as nossas disposições para receber -ou receber com maior abundância- a água limpa da graça. Dão sempre a graça se são recebidos com as devidas disposições, e se não se recebe mais graça, não é por culpa do sacramento, mas por falta de melhor preparação. É preciso aproximar-se, portanto, para receber os sacramentos, com a melhor disposição possível, para podermos receber a graça com abundância.

10. Propósitos de vida cristã

  • Agradecer ao Senhor a instituição dos sete sacramentos e demonstrar a estima por eles, preparando-se muito bem para recebe-los.
  • Receber com freqüência os sacramentos da Penitência e da Eucaristia.