Matrimônio

Bênção de Deus acolhida no coração de quem ama e de quem se abre a um projeto maior:
a família. A família, dom de Deus, é a primeira igreja estruturada no amor e na fidelidade.O Matrimônio é o Sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo que estabelece uma união santa e indissolúvel entre o homem e a mulher, e lhes dá a graça de se amarem mutuamente e de educarem cristãmente os filhos.
Muito se diz sobre o descrédito do matrimônio nos dias de hoje, mas estes não vivem , ou não conhecem quem viva este sacramento sob a graça que Deus concede todos os dias aos casais. É preciso receber o Sacramento do Matrimônio em graça de Deus; se se recebe em pecado mortal, o Matrimônio é válido, mas comete-se um grave sacrilégio.
O ministro do Sacramento do Matrimônio são os próprios cônjuges. Os fins do Matrimônio são a procriação e educação dos filhos, o amor e a ajuda mútua entre os esposos e o remédio da concupiscência. As propriedades do Matrimônio são a unidade e a indissolubilidade; isto é, deve ser de um com uma e para sempre.
Para viver santamente, os esposos cristãos devem amar-se e guardar fidelidade um ao outro, receber os filhos que Deus lhes dê e educá-los cristãmente.
 

O que é Matrimônio?

É o Sacramento que celebra a união entre um homem e uma mulher que se amam,  livres em suas consciências, sem impedimentos pastorais e canônicos, e devidamente preparados para constituir família cristã.
É ainda a bênção de Deus, acolhida no coração de quem ama e de quem se abre a um projeto maior: a família. O dom de Deus, que é a família, é a primeira Comunidade estruturada no amor e na fidelidade.
A melhor imagem do Sacramento do Matrimônio é a Aliança de Amor celebrada por Jesus Cristo entre o Pai e a Humanidade.

  Condições para celebrar o Matrimônio

1. Ser maior de 21 anos;
2. Ser solteiro(a) ou viúvo(a);
3. Ser batizado na Igreja Católica Apostólica Romana (a nossa Igreja);
4. Que seja católico e se disponha a participar da Igreja;
5. Que tenha livre decisão para assumir o Sacramento do Matrimônio;
6. Que queira casar por amor, assumindo o compromisso da fidelidade;
7. Que aceite a doutrina do Matrimônio cristão católico.

  Documentação necessária

1. Carteira de identidade ou trabalho (original e cópia);
2. Certidão de batismo (batistério) com data recente;
3. Cópia de comprovante de residência em nome dos noivos (correspondência bancária ou de empresas)

  Noivos de outras paróquias

1. Procurar primeiro o padre de sua paróquia e manifestar a ele o desejo de casar na Catedral ou em outra Comunidade da Paróquia Santo Antônio;
2. Trazer autorização escrita e assinada pelo padre;
3. A preparação poderá ser feita na paróquia de origem ou na Catedral, dependendo do encaminhamento dado entre vocês e o padre de sua paróquia.

  Compromissos

1. Participar e colaborar com a preparação ao Matrimônio (encontro com o padre, com o casal da Pastoral Familiar, com a secretaria e encontro de noivos);
2. Assinar termo de pontualidade, observando e cumprindo dia e horário combinados;
3. Aceitar a ornamentação padronizada: somos uma Igreja simples, mas muito acolhedora. As pompas, às vezes, excluem aqueles que não possuem condições melhores de vida;
4. Escolher Música Sacra. A Igreja tem repertório excelente para os matrimônios.


Agenda para celebrações

O mês e o horário só são agendados após a primeira entrevista com o padre.
Nós não reservamos datas e horários.
Não marcamos o Matrimônio com menos de seis meses da data pretendida;
As sábados, há três horários disponíveis na Catedral de Santo Antônio: 17, 18 e 19h. Outros dias e horários só dialogando com o padre.
Na Quaresma não celebramos Matrimônios.
Se o casal quer casar em uma de nossas comunidades, deve preencher as fichas individuais e deixá-las na secretaria paroquial para agendamento de entrevista com o padre.
 
O Ministro e a Ministra do Matrimônio

É o casal que, através do consentimento, contrai as núpcias. Em nome da Igreja, há o “assistente religioso”, que pode ser padre ou diácono. Nas Comunidades da Paróquia Santo Antônio quase sempre são os diáconos que “assistem” os Matrimônios. Os padres têm missas aos sábados, além de outros compromissos.

Salão de festas

A Igreja Católica Apostólica Romana não celebra matrimônios fora dos templos (igrejas). Por isso, não se deve contar com esta possibilidade. Primeiro se deve agendar a data na igreja para depois procurar o salão de festas para a recepção.
A Paróquia Santo Antônio tem um salão amplo, localizado ao lado da Catedral. Estando disponível, qualuqer casal pode alugá-lo mesmo que não se case na Comunidade da Catedral de Santo Antônio. Basta deixar um sinal no agendamento da data e assinar o contrato.

Observações

1. A celebração do Matrimônio só poderá ser agendada quando os noivos estiverem com a documentação exigida pela Igreja.
2. Se algum casal tiver dificuldade de ofertar a taxa pedida pela Igreja, deverá, usando de sinceridade, dialogar com o padre ainda na primeira entrevista.
3. Para desmarcar ou adiar data, o padre que acolheu o casal deverá ser procurado.
4. Se houver dúvida de ao menos um dos noivos quanto ao compromisso a ser assumido, mesmo depois de todo o processo de preparação, o Matrimônio deve ser adiado ou cancelado.