Unção

A Unção dos enfermos é o Sacramento instituído para alívio espiritual e também físico dos enfermos em perigo de morte.
Os efeitos da Unção dos enfermos são:

1. aumenta a graça santificante;
2. apaga os pecados veniais e também os mortais que o enfermo arrependido já não possa confessar;
3. tira a fraqueza e languidez para o bem, que ainda fica depois de se ter alcançado o perdão dos pecados;
4. dá forças para suportar pacientemente o mal, resistir às tentações e morrer santamente;
5. ajuda a recuperar a saúde do corpo, se isso for útil à salvação da alma.

A Unção dos enfermos deve ser conferida com todo o cuidado e diligência aos fiéis que, por doença ou idade avançada, estão em grave perigo de vida. E os familiares e os que assistem o enfermo têm a obrigação de procurar que receba a Santa Unção, se possível antes de que perca o conhecimento.
Ordem sacerdotalA Ordem sacerdotal é o Sacramento que dá o poder de exercer os ministérios sagrados que se referem ao culto de Deus e à salvação das almas, e que imprime na alma de quem o recebe o caráter de ministro de Deus: Bispo, Sacerdote ou Diácono.
O Sacramento da Ordem concede aos que o recebem um aumento da graça santificante, o caráter sacramental que lhes dá o poder para exercer as funções sagradas, e as graças para fazê-lo dignamente.
As principais funções do Sacerdote são: celebrar a Santa Missa, administrar os Sacramentos e pregar a palavra de Deus.
O sacerdote deve sempre ser tratado com respeito, pelo caráter do seu ministério, e com muito amor e amizade. Nunca deve ser esquecido que o sacerdote é um homem como qualquer outro com sentimentos e necessidades como qualquer um de nós. Vale a pena pensar se vemos o Sacerdote somente como um funcionário a nos servir ou como um homem, um amigo que dedica a sua vida exclusivamente a nós e a Deus.