Eucaristia

A Eucaristia é o Sacramento por excelência, pois é o próprio Corpo de Cristo entregue por amor de nós. É um Sacramento que, pela admirável conversão de toda a substância do pão no Corpo de Jesus Cristo, e de toda a substância do vinho no seu precioso Sangue, contém verdadeira, real e substancialmente o Corpo, Sangue, Alma e Divindade do mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor, debaixo das aparências de pão e de vinho, para ser nosso alimento espiritual.
O pão e o vinho tornam-se Corpo e Sangue de Jesus no momento da Consagração na Missa. Essa miraculosa conversão é chamada pela Igreja Transubstanciação . Depois da consagração já não fica pão nem vinho, mas ficam somente as respectivas espécies ou aparências, sem a substância.
Há obrigação de receber a comunhão todos os anos pela Páscoa, e em perigo de morte como alimento para a "viagem" . Mas tamanha é a graça poder receber a comunhão que é ótimo comungar freqüentemente e até todos os dias, contanto que se faça com as devidas disposições.
A Santa Missa é o Sacrifício do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, oferecido sobre o altar, debaixo das aparências do pão e do vinho, renovando o sacrifício da Cruz.